Sabemos da grande importância do coração para a sobrevivência do nosso organismo, mais será que compreendemos as suas principais funções?

O nosso coração têm como principal função bombear o sangue através de todo nosso sistema circulatório e seu tamanho pode ser comparado a de um punho grande, pesando 250 a 350 gramas em média. A OMS (Organização Mundial da Saúde), estima que um dos problemas de saúde que mais matam no mundo, estão relacionados a problemas cardíacos. Então surgi o grande questionamento: Como a atividade física pode prevenir problemas relacionados ao coração?

Desde, 1940 estudos promovidos pela Universidade de Medicina de Harvard, confirmaram uma associação entre níveis mais elevados de atividade física e taxas mais baixas de doenças cardíacas. Em 2008, investigadores que analisaram minuciosamente os dados provenientes de múltiplos estudos, verificaram que indivíduos com níveis elevados e moderados de atividade física durante os períodos de lazer tinham um menor risco de doença cardíaca (menos 27% e 12%, respectivamente), em comparação com indivíduos com níveis baixos de atividade física.

O Exercício Físico melhora a saúde cardiovascular de diversas formas, dentre elas:

1 – A diminuição da pressão arterial;
2 – Previne o crescimento da placa aterosclerótica nas artérias;
3 – Protege as artérias;
4 – Melhora a qualidade de vida;
5 – Diminui i risco de formação de coágulos de sangue;
6 – Promove a formação de novas artérias coronárias.

Então o que está esperando para começar uma atividade física regular?

Lembrando que é muito importante procurar a ajuda de um profissional especializado tanto para quem deseja iniciar um processo de prevenção, como para aquelas pessoas que já passaram por qualquer tipo de problema ou acidente cardiovascular.

Prof. Esp. Joaquim A. Viana
Fisiologista