O QUE SÃO?

 

Os esteroides anabolizantes são variações sinteticamente produzidas do hormônio natural masculino testosterona. Tanto homens quanto mulheres produzem testosterona. A nome completo dessa classe de drogas é esteroides (classe de droga), anabolizantes (construtor de tecido) androgênicos (promove características masculinas).

 

POR QUE ALGUMAS PESSOAS FAZEM USO INDEVIDO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES?

 

Os esteroides anabolizantes têm uso indevido por bodybuilders, atletas e fanáticos pela aparência musculosa que acham que assim ganham vantagem competitiva ou melhoram a aparência física. Esteroides têm o propósito de aumentar a massa muscular, força e agressividade. Como efeito, algumas pessoas fazem uso dos esteroides anabolizantes para aumentar o tamanho dos músculos e força, o que alguns acreditam também melhoraria a aparência. Médicos podem receitar esteroides com propósitos legítimos como para a perda da função dos testículos, câncer de mama, baixa quantidade de células vermelhas sanguíneas, puberdade atrasada, e estados debilitantes decorrentes de cirurgia ou doença.

 

EFEITOS ADVERSOS DO USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES

 

Aqueles que fazem uso de esteroides anabolizantes ficam vulneráveis a efeitos adversos, muitos dos quais são irreversíveis. Os efeitos adversos a curto-prazo do uso de esteroides anabolizantes são conhecidos. Entretanto, os efeitos a longo prazo ainda não são bem estudados.

 

Efeitos adversos para homens:
* Calvície.
* Desenvolvimento de mamas (ginecomastia).
* Ereções doloridas.
* Encolhimento dos testículos.
* Perda da função dos testículos.

Efeitos adversos para mulheres:
* Crescimento de pelos na face e corpo.
* Engrossamento da voz.
* Redução dos seios.
* Aumento da clitóris.
* Irregularidades menstruais.

Efeitos adversos tanto para homens como para mulheres:
* Acne.
* Retenção de fluidos.
* Icterícia.
* Crescimento interrompido em adolescentes.
* Elevação dos níveis do colesterol ruim.
* Diminuição dos níveis de colesterol bom.
* Alterações de humor.
* Sentimento de hostilidade aumentado.
ESTEROIDES ANABOLIZANTES E DOPING 
O Comitê Olímpico Internacional e a maioria das ligas esportivas profissionais bane o uso de esteroides anabolizantes, tanto por causa dos seus efeitos adversos potenciais, quanto pela vantagem desonesta proporcionada pelo doping. Os precursores de esteroides também são substâncias banidas. Há testes regulares anti-doping que detectam o uso de esteroides anabolizantes.

 

 

O que gostaria de lembrar a todos é que não existe caminho fácil para se alcançar resultados mais rápidos e eficazes. Independente da utilização ou não desse tipo de fármaco, você sempre terá que praticar atividade física regularmente, realizar uma dieta apropriada e sempre ser bem orientado (a) pelos profissionais competentes para cada seguimento, sendo ele, nutrição, educação física ou até médicos.

 

Prof. Esp. Joaquim A. Viana